domingo, 26 de julho de 2020

Saudade

Por definição sou rockeiro, e o nome do blog reflete isso. Apesar desses argumentos, isso não quer dizer que não possa apreciar outros gêneros. Um gênero de que sempre gostei foi o da nossa velha música popular brasileira, principalmente aquela feita do início aos meados do século XX. As grandes vozes, instrumentações impecáveis, muitas vezes virtuosas e em grande parte a biografia dos participantes pode ser comparada a dos maiores astros do rock. Não sei se já notaram, mas muitos dos bons, eram por assim dizer, diferentes, consumiam substâncias nem sempre recomendadas, passavam a noite e talvez dias em embalos nada saudáveis. Na verdade, hoje em dia sinto falta de boas bandas de rock. Hoje os vocalistas só gritam (que falta de um novo Robert Plant), as “cozinhas e as guitarras” só sabem emitir sons sem nenhuma musicalidade (novamente, que falta de uma boa banda de blues). Na nova MPB temos “cantoras” sem nenhuma voz (é moda hoje em dia). Em fim, esta faltando musicalidade. Esse é o motivo porque tenho postado tanta coisa das antigas da nossa MPB. Sinto saudade de ouvir música.

4 comentários:

Daniel Fernandes disse...

Boa tarde.
E eu estou adorando estes seus posts.
Muito antigamente, eu só ouvia rock. De repente, descobri muita coisa boa fora do rock...Foi lá pelos meus vinte anos (hoje tenho quase 47)...
Eu era um daqueles rockeiros linha-dura, bobalhão que só ouvia rock e que nem imaginava o que estava perdendo.
Pena que conheço muita gente que envelheceu mas não mudou a postura de headbanger e bootstoomper fanático...
E passei a ouvir praticamnente todos os estilos musicais, excetuandopagode mais novo, sertanejo falsificado (que é o que se faz hoje), e o que chamam hoje de funk (mas que de funk não tem nada).
Aquelas suas postagens de chorinho foram um arraso, bicho!
Estas últimas que você postou, com Aracy de Almeida, Donga, etc. eu já baixei mas não ouvi ainda.
Mas estão aqui na minha fila de audição, e logo serão devidamente degustadas.
A minha esposa teve alta do hospital depois de quase morrer por causa da covid. O exame dela negativou para covid, e o isolamento dela dentro da minha casa acabou. Agora a gente pode ficar junto, se abraçar, se beijar.
Eu pensei que fosse perder minha baixinha!
Até por ter perdido dois primos para a covid.
Um bom domingo e forte abraço!

Daniel Fernandes disse...

E...
Hoje o Peter Green se foi.
Que descanse em paz.

Pirata do Rock disse...

OI Daniel, que bom que deu tudo certo. Saúde e felicidade à todos. Abraços.

Willians disse...

Oi. Eu também me considero mais do Rock (beatlemaniaco até a medula) mas adoro a MPB (de Noel Rosa até mais ou menos 1981, quando o Chico lançou o disco Almanaque), como acho que o Rock parou por ali também (quando o Led lançou In Through the Out Door em 79 e Lennon morreu em 80), de lá pra cá não houve mais ninguém no nível das grandes estrelas do Rock e da MPB. A MPB com Chico, Caetano, Gil, Noel, João, Tom, Vinicius, Milton, Paulinho, Marcos Valle, Edu, Dorival, Vandré...o primeiro time da MPB é do nível da música inglesa e americana....essas suas postagens da MPB são sensacionais..obrigado.