quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Editora Abril - História da Música Popular Brasileira

No início e depois nos meados dos anos 70, a Editora Abril lançou duas coleções de fascículos sobre a MPB. As coleções se chamavam: História da MPB e Nova História da MPB, e ambas vinham acompanhadas por discos. As únicas diferenças entre uma e outra eram as capas e as vezes algumas músicas. Os discos sim eram diferentes, eram LP's de 10 polegadas, menores do que os LP's e maiores que os compactos. Os fascículos eram interessantíssimos, pois davam uma geral na carreira do artista que era apresentado e trazia fotos bem marcantes. Por serem coleções que retratavam principalmente compositores,a maioria das músicas é interpretada por outros artistas e assim podemos conhecer versões diferentes das originais. Os discos são imperdíveis. Um de meus sonhos aqui no blog, era publicar a primeira coleção inteira (48 discos) e nesse mês em que comemoramos nosso 16º aniversário isso foi feito.  Espero que curtam bastante, pois retratam uma época importante de nossa música. Abraços.



7 comentários:

Candido Cesar disse...

Estou radiante em saber de sua disposição para postar todos os volumes dessa interessantíssima coleção da MPB.
Será um registro histórico, uma conquista para todos que se dispõe a relembrar ou conhecer a nossa formação musical. Tudo começou aí.
Parabéns! Não existem palavras para agradecer o tanto que você merece.

Unknown disse...

A coleção Nova História da MPB fez parte da minha infância e faz parte da minha vida. Muito dos primeiros contatos com a música vieram através dessa coleção, a qual mantenho comigo até hoje, quase 100%, mas com a marca dos anos e das diversas andanças....

Issa disse...

Thanks a lot for posting this fabulous collection! In the last post, I haven't see number 15; could you verify this point, please?
Thanks in advance

Pirata do Rock disse...

Oi Issa, obrigado pelo aviso, já está corrigido. Abraços.

Candido Cesar disse...

Caro amigo, notei que no volume 48-Donga e os Primitivos da coleção foram postadas 8 músicas e o disco tem 10, salvo engano. Poderia dar um conferida?
Obrigado.

Pirata do Rock disse...

Oi Candido, infelizmente as músicas faltantes estão riscadas no disco, por isso não foram publicadas. Mas se você reparar, nos discos do Tom Jobim e do Geraldo Vandré, por exemplo, tem uma a mais, pois eu achei relevante e no disco original não tem. Abraços.

Adriano disse...

Ótimo esse blog, sempre venho aqui para descobrir novos discos. Você teria os álbuns "Letras Brasileiras" do Oswaldo Montenegro?